Uma alimentação adequada é essencial em todas as fases da vida. Durante a fase escolar é considerada ainda mais importante, pois, é nesse período que a criança começa a formar seus hábitos alimentares. Se nesse momento forem criados hábitos inadequados poderão ocorrer complicações como: obesidade infantilhipertensãocolesterol, triglicerídeos e glicemia elevada, entre outras patologias que se tornarão problemas maiores na fase adulta. A alimentação correta é fundamental para o melhor desempenho e aprendizado escolar de crianças e adolescentes, para tanto, é necessária a ajuda dos pais na hora de orientar seus filhos e preparar o lanche.

   Participem com a  criança na montagem de seu lanche, pois, desta maneira ela poderá aprender sobre quais alimentos são mais saudáveis e escolher quais são de sua preferência.

Como sugestão de lanche para levar à escola pode-se escolher:
- sanduíche natural, dê preferência ao pão integral, recheado com verduras picadas (tomate, alface, cenoura) e queijo ou com geleia;
- frutas da época;
- iogurte natural ou com frutas;
- salada de fruta;
- bolos ou bolachas sem recheio;
- torradas
- sucos naturais ou chá;
- barrinha de cereal;
- gelatina;
- salgados assados;
- água de coco, entre outros;        

   Se a criança comprar o lanche na escola é preciso orientá-la para que faça a melhor escolha na hora da compra, dando preferência para os lanches naturais, assados, sucos naturais, chás ou água, o que nem sempre é fácil. Deve-se evitar o consumo de salgadinhos industrializados, bolachas recheadas, refrigerantes, balas e chocolates, pois, estes alimentos não contém os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Não se deve também proibir radicalmente o consumo destes alimentos tão tentadores às crianças, deve-se colocar regras e limites para um consumo consciente e moderado. A melhor forma de adequar à alimentação é desde o início da infância, para que nada se torne sacrifício e sim, hábitos saudáveis para a vida toda.

    E o mais importante é não apenas cuidar do lanche que as crianças consomem na escola, mas, o ideal é equilibrar a alimentação das crianças durante todo o dia e assim, elas crescerão fortes e saudáveis.

https://www.infoescola.com/nutricao/lanche-na-escola/

 

 

Veja mais notícias
29/03Mar/19  
LIBRAS

VÍDEOS DOS PROJETOS EM: https://www.facebook.com/profile.php?id=100025111562139&__tn__=%2CdlCH-R-R&eid=ARAt8M3eOCK5wg324ErfZwusoA108LGdSlitbw8VWgstTUYftR0HouJTTkrJbzVoxPC9HTzX_WrJJKlT&hc_ref=ARQcR1z0pjSpI9AO-MmmaLiXGF9u29jkpNR-ws6-UBJvqYVYMKKM_khQfOUaP10wY84      21 DE MARÇO

É nosso dever ensinar as nossas crianças sobre a importância da inclusão social.
Algumas dicas para ensinar aos filhos sobre inclusão social:
Quando o seu filho começar a questionar porquê uma pessoa fala diferente, anda diferente ou tem uma cor diferente da dele, explique que cada pessoa é única, mas que por dentro somos todos iguais. Ensine também que as crianças com deficiência são mais parecidas com eles do que são diferentes, que gostam de brincar, comer coisas gostosas, precisam estudar etc.
Ensine o seu filho a não sentir pena de outras crianças ou pessoas portadoras de algum tipo de deficiência;
Mostre para ele que há várias maneiras de se expressar e que algumas pessoas podem se comunicar de formas diferentes da dele, mas que mesmo assim, são capazes de entender e sentir;
Estimule que seu pequeno faça amizade com outras crianças especiais. Isso ...

Leia +