Recesso

Avisos gerais:

Recesso de 10/07/21 até 25/07/21.

Bom descanso! 
A secretaria estará funcionando em horário normal :(43)99951-1859

RETOMADA DAS AULAS

Conforme novo Decreto Municipal 301/21, estamos autorizados a retomar as aulas presenciais a partir de 07/04,   com alunos cujos pais autorizaram pelo Deltaclass2. 
Retornaremos com todos os cuidados já listados em comunicados anteriores! Caso haja alguma suspeita ou sintoma de COVID, não envie seu filho à escola!
E que Deus nos abençoe!

 

PROTOCOLO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES

No dia 20 de março de 2020, as aulas na Escola Rui Barbosa  foram suspensas por tempo indeterminado, em decorrência do Decreto nº. 4230, assinado em 16 de março de 2020, com o propósito de reduzir o contato entre as pessoas e como contenção da propagação do novo coronavírus – COVID19.

No dia 10 de janeiro de 2021, com o Decreto n. 6637, o Governo do Estado do Paraná, autorizou o retorno das aulas presenciais em todo o Estado, sendo necessário seguir todas as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e da Educação e do Esporte do Paraná. A proposta do governo é a  adoção do ensino híbrido sendo facultativo à adesão das famílias.

 

1. Organização do retorno às aulas

 O retorno às aulas presenciais e a organização das turmas será relacionada ao número de alunos por série; organizaremos as salas de aula segundo a realidade de cada turma, as carteiras já foram posicionadas com o distanciamento de 1,50m uma da outra, respeito o protocolo de segurança da SESA. Algumas salas será possível atender até 20 alunos no presencial e outras salas com 10 a 15 alunos. Desta forma, os alunos serão agrupados e escalonados por semana que farão revezamento permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas (on-line). Exemplo: grupo A – na primeira semana; grupo B – na segunda semana e assim sucessivamente.

As janelas e portas serão mantidas abertas a fim de melhor ventilar os espaços. O uso do ventilador, ar condicionado ou climatizador, dentro do possível, será evitado, mas caso seja necessário, haverá manutenção e higienização rigorosa desses equipamentos.

Não será permitido o compartilhamento de qualquer objeto (canetas, lápis, borracha, livros, cadernos, dentre outros), assim como o compartilhamento de demais produtos pessoais como maquiagem e celulares. Todas as salas têm disponível um recipiente de álcool gel assim como totens em todas as entradas de alunos, professores e funcionários; também, nos portões de  entradas da Escola, há um tapete de desinfecção dos calçados. Todos os funcionários utilizarão máscaras e protetor facial. Os alunos e professores poderão trazer seus próprios recipientes de álcool em gel.

O uso de máscara de tecido é obrigatório para todas as pessoas. É recomendável a troca de máscara a cada 2 horas ou sempre que ela estiver úmida ou suja. Todos deverão trazer máscaras limpas adicionais, acondicionadas em um saco plástico, para a troca durante o período de permanência na escola, separando as máscaras limpas das que foram utilizadas. As equipes de limpeza utilizarão materiais de EPI adequados, os professores utilizarão máscaras e protetores dos rosto.

A equipe escolar promoverá momentos e ações de acolhimento emocional aos estudantes e profissionais da educação, assim como intensificará orientações sobre a importância da higienização e dos cuidados pessoais e com objetos.

 

2. Entrada, saída e intervalo dos estudantes

 

Os horários de entrada não serão alterados, os alunos serão recepcionados pelos portões da Escola.No portão 1 ( Rua Ceará)– alunos da Educação Infantil; no portão 2( Rua Ceará, quadra) – alunos de 1º a 5º ano, portão 3 ( Rua Pernambuco) -alunos de 1º a 5º ano, com aferição da temperatura por auxiliar de enfermagem, higienização dos calçados, uso de álcool gel e encaminhados para as salas de aula. Desta forma, evitaremos a aglomeração de pessoas e a circulação simultânea de grande número de estudantes nas áreas comuns e nos arredores do estabelecimento. Os horários de saída serão escalonados evitando aglomerações.

O intervalo das aulas para o lanche dos alunos  será escalonado por série, 15 minutos para cada série,  objetivando evitar aglomeração inclusive na utilização dos banheiros.Na entrada de cada banheiro, haverá uma profissional da limpeza disponibilizando álcool gel e orientando o uso. Os alunos poderão trazer o próprio lanche de casa que serão consumidos dentro da sala, nos seus lugares, respeitando o distanciamento no ambiente.Os professores  e funcionários poderão trazer seus próprios lanches de casa.

 

3. Limitação do acesso à Escola

 

O acesso às dependências da escola será permitido somente às pessoas indispensáveis ao seu funcionamento e que não apresentem fatores de risco e desde que façam o uso de máscara. O atendimento ao público de preferência será feito de forma on-line ou via telefone, porém, quando for necessário o atendimento presencial, será feito com todos os cuidados necessários sempre seguindo as recomendações da Secretaria da Saúde.

Será permitida a entrada de fornecedores de insumos e prestadores de serviços de manutenção, preferencialmente fora dos horários de entrada, saída e intervalo dos estudantes, exceto em situação premente, no qual os profissionais das empresas deverão seguir os procedimentos preventivos de uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e passarão por verificação de temperatura antes da entrada ao Estabelecimento.

 

4. Procedimentos das aulas

Na aula de Educação Física fica proibido o contato físico entre os participantes, dando preferência para as atividades teóricas e as atividades físicas que respeitem o distanciamento social e o não compartilhamento de materiais e objetos.

A Biblioteca permanecerá fechada. O laboratório de informática será adequado com distanciamento entre os equipamentos, higienização dos teclados , fones, mouses, mesas e cadeiras.

 

5.  Bebedouro e Garrafa de Água

A Escola  possui bebedouro  industrial e serão mantidos por ser possível utilizá-lo com segurança, os alunos deverão utilizar seus utensílios (caneca, garrafa ou copo)de preferência com a identificação (nome).

 

6. Higienização dos ambientes escolar

A higienização das salas de aula será realizada a cada troca de turno e a frequência será observada pela equipe conforme o uso e a quantidade de pessoas no local.

A limpeza se dará com água sanitária e álcool 70?, respeitando o indicado na embalagem do produto, reforçando a higienização de superfícies que são tocadas por muitas pessoas, como grades, mesas, carteiras, puxadores de porta e corrimãos, antes do início das aulas, em cada turno e sempre que necessário.

Os banheiros serão higienizados antes da abertura, após o intervalo e nas trocas de turno.

 Para a limpeza de itens eletrônicos que são tocados com frequência tais como telefone, teclados, controles remotos, entre outros, serão usadas toalhas de tecido umedecidas com desinfetante autorizado pela Anvisa, cada estudante e professor poderá higienizar sua mesa.

Os cestos de lixos terão sacos próprios para facilitar e evitar o contato da servidora com os materiais ali depositados.

 

7. Triagem de temperatura corporal

A triagem de temperatura será realizada diariamente por meio de termômetros infravermelhos sem contato direto com a pele. Caso a verificação da temperatura registrada esteja maior ou igual a 37,1°C, o estudante deverá ser isolado e a instituição de ensino deverá entrar em contato com os pais ou responsáveis a fim de buscarem atendimento médico.

 

8. Casos de contaminação

 

A escola informará os casos de contágio à Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde para monitoramento destas situações.  Caso ocorra contaminação entre estudantes, o prédio, de acordo com o nível de infecção  será interditado por 14 dias, retornando para o modelo de aulas 100% on-line durante este período; Caso ocorra contaminação de professores ou funcionários, o prédio, de acordo com o nível,  será interditado por 14 dias, retornando para o modelo de aulas 100% on-line durante este período.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Caberá aos pais ou responsáveis a decisão para que seu filho(a) retorne às aulas presenciais, caso opte pela continuidade do ensino remoto ou ainda, a definição pelo retorno presencial em modelo híbrido.

A opção pelo modelo presencial ou híbrido acontecerá mediante o preenchimento e assinatura do TERMO DE COMPROMISSO DE CUMPRIMENTO DE DIRETRIZES ESTABELECIDAS NO PROTOCOLO DE SEGURANÇA - COVID-19.

Cornélio Procópio, 26 de março de 2021.

 

DORALICE CICARELLI DE MORAIS

ESCOLA RUI BARBOSA

Sugestão aos  Pais ou Responsáveis:

Para que a aula on line não estresse a família inteira:

Evitem ficar chamando a atenção. Peça no whatsapp para a professora falar com seu filho ou filha em particular.

Deixe-o sozinho, como se estivesse na escola. Se ele não fizer todas as atividades  no momento, faremos depois .A saúde mental dele neste momento é mais importante.

Os alunos querem interação com os colegas. Deixe-o perguntar e contar tudo o que quiser para a professora. Quando for demais, ela mesma vai intervir. Combine com as outras mães, faça um grupo dos amigos e deixe-os conversar depois da aula.

Não se incomode se estiverem deitados, comendo ou com algum brinquedo na mão. Provavelmente ele estará ouvindo a professora. Eles conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Só interfira se estiver muito exagerado ou fazendo barulhos.

Pensem que eles também estão aborrecidos com toda esta situação. Se deixá-los livres por um tempo, não estará negligenciando a educação nem o estudo deles.

Temos na escola uma pessoa que pode ajudar os pais nesta situação, on line! Se precisarem é só nos procurar.

VOLTA ÀS AULAS

Queridos Pais e Responsáveis:

Sejam muito bem-vindos ao ano letivo de 2021! Estamos ansiosos por rever a todos!

Retornaremos às aulas no dia 01/02/2020 pensando sempre na proteção e no bem-estar de nossos alunos e funcionários.

Precisamos zelar primeiramente pela integridade física e emocional de todos. Desta forma, nossas decisões e ações serão pautadas na preservação da vida acima de tudo. Portanto, precisaremos agir com consciência planejando as condições de segurança necessárias para receber os alunos nos espaços escolares, mantermos as aulas on line para aqueles que não estarão presencialmente na escola e ainda garantirmos as aprendizagens de todos os estudantes. É imprescindível que a comunidade escolar siga rigorosamente todas as orientações e procedimentos determinados pelos órgãos responsáveis pela saúde pública

. O retorno às aulas presenciais dos alunos da Escola “Rui Barbosa”  e Colégio Águia Master será gradativo para garantir a segurança e a adaptação dos estudantes.

1. Aulas on line ou videoaulas de Pré I a Ensino Médio a partir de 1º de fevereiro. Para as aulas on line, será obrigatória a entrada pelo link no horário combinado e com CÂMERA ABERTA.

2. Aulas presenciais (para aqueles que autorizaram através de contato da Coordenação), escalonadas, de acordo com o cronograma: ASSINAR AUTORIZAÇÃO NO DELTACLASS 2. 

CRONOGRAMA DE INÍCIO, HORÁRIOS  E LANCHE NO DELTACLASS 2

 O funcionamento da cantina será restrito a lanches terceirizados, embalados individualmente, a partir de 1º ano do fundamental. Não serviremos almoço ainda. Os pedidos podem ser feitos em restaurantes da cidade.

É obrigatório: 1. Uso de máscaras (trazer uma outra para troca na bolsa);

2. Fazer o distanciamento na entrada de alunos e saída;

3. Providenciar recipiente com álcool gel para a bolsa do aluno e recipiente para água copos ou garrafas/squeezes);

4. Permitir a aferição da temperatura na entrada (37? ou mais não será permitida a entrada e, caso esteja na escola, será encaminhado à sala de espera, com atendimento);

5. Despedir-se do aluno na entrada da escola, não sendo permitida a entrada de pais ou responsáveis até a porta da sala;

6. Trazer somente o material necessário à aula do dia;

7. Entregar e buscar o aluno no horário estipulado, para evitar aglomeração nos pátios, nas saídas e entradas de aulas.

Os estudantes terão direito a um período de acolhimento e adaptação que lhe permita expressar seus sentimentos (angústias, medos, preocupações, alegrias) e sua reação à experiência de uma nova rotina. Serão promovidos momentos lúdicos e de reflexão, que possibilitarão ao aluno se colocar oralmente, em relação aos seus sentimentos e angústias. Nesses momentos também serão abordadas as questões de autocuidado, o respeito e o cuidado com o outro.

PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELA ESCOLA PARA EVITAR O CONTÁGIO PELA COVID 19:

1. Uso de tapete sanitizante nas entradas da escola;

2. Aferição de temperatura de todas as pessoas que adentrarem a escola;

3. Desinfecção (com álcool 70?) de carteiras, cadeiras, corrimãos, maçanetas, interruptores, mesas e outros materiais a serem usados pelos alunos;

4. Uso de lâmpada de desinfecção em ambientes a serem reutilizados;

5. Ambientes ventilados (janelas e portas deverão permanecer abertas à medida que o clima permita);

6. Os banheiros serão higienizados constantemente e com horários para uso;

7. Interdição de bebedouros e troca por modelos que permitam a reposição de água nos recipientes providenciados pelos pais (canecas, copos, garrafas/squeezes);

8. Disponibilização de álcool em gel nas entradas, salas de aulas e outros ambientes;

9. A Escola manterá, na medida do possível, profissional de enfermagem à disposição para atendimentos emergenciais;

10. Haverá a divisão das turmas, respeitando o limite de distanciamento;

11. Os alunos farão lanche na escola, porém dentro da sala de aula.

PROCEDIMENTOS PARA SALA DE AULA:

1. Nenhum material será compartilhado.

2. Um espaço será cedido para armazenar os materiais dos alunos para permanecerem na escola.

3. Todas as salas de aula serão higienizadas profundamente após todos os alunos saírem e nas trocas de turmas.

4. Todos os alunos deverão providenciar material para limpar seu ambiente de estudo durante o dia.

5. Tapetes e afins (acolchoados) deverão ser removidos das salas de aula.

6. Os brinquedos dos alunos da Educação Infantil serão separados individualmente e após o uso será levado para a limpeza todos os dias.

7. Os alunos devem usar uma máscara o tempo todo, devem trazer de casa. O espaçamento é mantido em cada sala de aula e áreas compartilhada

 

 HAVERÁ TOLERÂNCIA DE 15 DIAS PARA USO DO UNIFORME NAS ATIVIDADES PRESENCIAIS!

LISTA DE MATERIAIS 2021

Clique e imprima a lista de materiais para 2021!

Educação Infantil

Fundamental 1

Fundamental 2

 

RETOMADA AULAS EXTRAS

Confira aqui a Resolução de retomada das aulas extras, o termo de compromisso dos pais ( também disponibilizado no Deltaclass Autorização) e o Plano feito pela Escola para segurança e higiene dos nossos alunos;

 

 PLANO DE RETOMADA

TERMO DE COMPROMISSO

RESOLUÇÃO

Organização : Grupo de pais e amigos TEA

Dia da conscientização do autismo
Piquenique na praça Botafogo
Dia 31 de março. 9 h

Levar alimento a ser partilhado e toalha para o piquenique;

Programação

Das 09h00 às 10h00 chegada e tomar café (piquenique)

Das 10h00 às 10h30 atividades de dança e Soltar balão;

A partir das 10h30 brincadeiras na praça;

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RECEITAS SAUDÁVEIS

 CLIQUE NA RECEITA  E BOM APETITE!

RECEITA DE COOKIE DE AVEIA    

RECEITA DE  BRIGADEIRO DE BANANA